A notícia mais difícil de alguém ouvir, o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) do filho Bernardo, conduziu o Prof. Doutor Manuel Pinto Coelho a uma busca pelo atraso do seu desfecho, a qual lhe deu a conhecer a gigantesca importância do alimento na saúde e um conjunto de ferramentas ao dispor, que podem evitar a doença, ajudar na sua cura e a viver mais e com mais saúde.
Tornou-se, assim, um dos principais rostos na medicina antienvelhecimento em Portugal, defendendo comportamentos que, como tudo o que é novo assusta, lhe provocou algumas críticas, mas que hoje são adquiridos como fundamentais para conhecer e preservar a saúde humana, como a importância do sistema imunitário, o papel do intestino e da microbiota para a sua preservação, a relevância do sol e da «vitamina» D, entre outros.
Além da prática clínica, com os bons resultados partilhados por aqueles que acompanha a mostrar que tem razão, o Prof. Doutor Manuel Pinto Coelho tem assumido – nos livros que escreve, nas entrevistas que dá e em artigos na comunicação social e redes sociais – os seus combates, como a luta contra o açúcar e os seus malefícios para a saúde, tendo demonstrado nesses meios como a população mundial tem sido enganada por este doce veneno.
A necessidade de compreender melhor o colesterol e o seu papel, a fantástica vida das bactérias que nos defendem, a riqueza do sol e do mar e de pequenos gestos como tomar duche de água fria ou andar descalço, são apenas exemplos de como esta medicina integral que o Prof. Doutor Manuel Pinto Coelho defende e pratica pode ser uma poderosa aliada de uma vida saudável e prolongada.
Em 2015 fundou a Clínica Chegar Novo a Velho, nome de um dos livros que escreveu e que foi um “best-seller” em Portugal (o livro de não ficção mais vendido em 2016 e 2017), e no mesmo ano tornou-se membro da American Academy of Anti-Aging Medicine. É membro com “Great Distinction” da World Society of Anti-Aging Medicine desde 2016.
O trabalho que desenvolve na PINTO COELHO CLINIC® – LIVE LONGER, ex Clínica Chegar Novo a Velho, com a sua vasta e diferenciada equipa, é desenvolvido a partir de 11 pilares: Controlo da Inflamação, Nutrição, Suplementação Personalizada, Modulação Hormonal Bio-Idêntica, Redução de Toxinas e Metais Pesados, Genética e Epigenética, Qualidade do Sono, Vida Sexual Saudável, Mobilidade e Exercício Físico, Saúde do Intestino, Saúde Mental e Espiritual.